<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quinta-feira, julho 22, 2004

Do Vale dos Reis ao Templo de Hatshepsut 



Por volta das 7 horas chegavamos porfim ao remoto e árido Vale dos Reis, necrópole dos faraós do Império Novo. Visitamos então várias tumbas, de onde se destaca o Túmulo de Séti I, de Amenhotep , de Ramsés IV, VI e IX e o Túmulo de Tutankhamon. Ao contrário do que possam pensar este último é detentor de uma das mais modestas tumbas, sendo que recheio se encontra na sua maioria no Museu do Cairo. Todas os outros túmulos têm inúmeras decorações nas suas paredes, algo que não acontece com o famoso Tutankhamon, que muitos dizem se tratar de uma rapariga.



Subimos ainda as escadarias que nos levaram ao Túmulo de Tutmósis III. Este túmulo foi escavado a 30 metros do solo numa tentativa vã de deter os ladrões.

Logo aqui oportunidade para os primeiros contactos com os ávidos negociantes Egípcios. Uma autêntica delicia, para quem como eu adora negociar e relacionar-se com os nativos. À quem os considere chatos e impertinentes. De facto os Egípcios são natos no negócio e não perdem uma ocasião para fazer negocio. Colam-se a nós como lapas, oferecendo de tudo, que vai de estatuetas de alabastro a tapetes, papiros e cachimbos de água. O truque é levar material para troca. Os Egípcios valorizam muito coisas que para nós não têm quase valor nenhum. Portanto aconselho a todos levarem uma boa sacada de canetas (de uma empresa qualquer), bonés, isqueiros, relógios que se ganha por aí como brindes, t-shirts, etc. Se forem prevenidos fazem bons negócios e travam bons conhecimentos. Afinal de contas eles adoram negociar, e quando apanham um seu semelhante até ficam contentes. Mas sobre negócios falarei com mais detalhe no relato sobre o grande mercado do Cairo. Só para ficar o apontamento de que por tudo quanto é lado se negoceia.

Ao sul do Vale dos reis está os Túmulos dos Nobres, que inclui mais de 400 túmulos de nobres e altas autoridades de Tebas. Enquanto os túmulos reais eram escondidos num vale remoto, estes estavam mais perto da superfície das colinas que se erguiam sobre o Nilo.

De seguida partimos para o Vale das Rainhas que fica a sudoeste do Vale dos Reis e que tem Túmulos de muitas mulheres e filhos de reis. Dos quase 80 tumulos que ocupam o vale, o mais famoso é o da rainha Nefertari, esposa de Ramsés II, e que é considerado por muitos como o mais belo de todo o Egipto.

Como já devem ter reparado não tenho qualquer foto do interior das tumbas. Razão: É proibido tirar fotos no seu interior, por motivos de preservação. Nada que não se contorne, caso se pague uma gorjeta ao “porteiro”. Mas eu não estive para isso.



De seguida fomos visitar o nosso primeiro templo, o Templo de Hatshepsut, a única mulher faraó. Com as montanhas como cenário o Templo Mortuário de Hatshepsut, parcialmente talhado na pedra, é uma visão impressionante, como podem comprovar pela foto.



No interior do templo podem ver-se inúmeras estátuas de Hatshepsut assim como inúmeras pinturas. Destaque para a capela de Anúbis, que contém murais de cores vivas, incluindo um relevo de Tutmósis III a fazer oferendas ao deus sol Rá-Harakhty.



Daqui partimos para o famoso templo de Karnak mas esse relato terá de ficar para depois. Por hoje me despeço com uma foto tirada de dentro do templo de Hatshepsut.

A. Narciso @ quinta-feira, julho 22, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer